Páginas

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A utilização do Vídeo em sala de aula

O vídeo é uma ferramenta que pode ser usado em sala de aula para enriquecer, agregar valores na introdução no assunto novo, para despertar a curiosidade, a motivação para novos temas. Aguçar o desejo para a pesquisa, enfim contribuir para a construção do conhecimento.

Vídeo como ilustração
O vídeo ajuda a mostrar o que se fala em aula, realidades distantes dos alunos, como por exemplo, a Amazônia, ou a África ou simplesmente o Ciclo da Água. A vida se aproxima da escola através do vídeo.

O vídeo pode proporcionar:

- Experiências de Química que seriam perigosas em laboratórios ou que exigiriam muito tempo e recursos.

- O crescimento acelerado de uma planta, de uma árvore – da semente até a maturidade em poucos segundos.

Vídeo como conteúdo de ensino de forma direta ou indireta
O vídeo que mostra de forma direta, quando informa sobre um tema específico orientando a sua interpretação. De forma indireta, quando mostra um tema, permitindo abordagens múltiplas, interdisciplinares.

Podemos usar o Vídeo como produção

- Produção de vídeo em determinada matéria ou aproveitar a oportunidade para trabalhar a interdisciplinar.

- Produção de programas informativos, feito por eles e coloca-los em lugares para exposições, ou para que outras crianças possam assistir.

- Arquivo de documentação, registro de eventos de aulas, de estudos do meio de experiências, de entrevistas, depoimentos. O que achar de mais importante do seu trabalho, isto facilitará o seu trabalho.

- Intervenção em determinado programa, modificando acrescentando uma nova trilha sonora ou editando novas cenas. Como num texto escrito, em que podemos acrescentar mudar, dar novos conceitos e interpretações.

- Nova forma de comunicação, adaptada sensibilidade para crianças e jovens. Os alunos vão gostar de fazer ou produzir um vídeo e a escola precisa incentivar a produção de pesquisas em vídeo alunos. A produção em vídeo tem uma dimensão moderna, lúdica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário